Social Media

< 15 aplicativos indispensáveis para gerenciar suas redes sociais

por Marcelo Gomes 14 minutos de leitura

Você é um dos milhares de brasileiros que amam as redes sociais ou que usam elas como ferramenta de trabalho? Então, fique de olho neste post!

Cada vez mais, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, como lazer, passatempo ou até mesmo com fim comercial. Quem abre o próprio negócio sabe a importância de estar presente nesses canais e de fazer um conteúdo de qualidade para se destacar. Mas o que muitos não sabem é que existem vários recursos que facilitam ainda mais os processos e oferecem possibilidades super interessantes.

Por isso, resolvemos compartilhar com vocês alguns segredinhos indispensáveis para quem quer fazer um gerenciamento mais profissional de seus perfis ou para quem quer simplesmente aprender métodos mais práticos de tornar sua conta mais interessante.

Conheça 15 aplicativos indispensáveis para gerenciar suas mídias sociais!

1. Programação de postagens: Etus, Mlabs, Postgrain

Nem sempre é possível tirar um tempo todos os dias para criar conteúdo, publicar e acompanhar, não é mesmo? Para lhe ajudar com essa tarefa, existem diversos aplicativos nos quais você pode programar várias postagens de uma vez para que seu conteúdo saia no dia e no horário que você quiser. A lista de aplicativos com essa função é enorme, mas separamos 3 para apresentar a vocês:

Etus: um aplicativo super completo. Ele programa fotos, vídeos e stories em diversas redes sociais com várias opções de personalização. Além disso, no plano completo, ele permite acompanhar e responder as mensagens e comentários recebidos, além de emitir relatórios bem completos sobre os números de crescimento. Quer um bônus? Ele também permite programar anúncios do facebook direto pela plataforma!
Acesse o site do Etus

Mlabs: Um dos aplicativos mais usados e adorados pelos profissionais da área. Ele também oferece a função de programar postagens e stories, acompanhar mensagens e comentários e emitir relatórios. O grande diferencial dele é a possibilidade de criar um workflow com sua equipe e com seus clientes, no qual você pode coordenar as tarefas e as aprovações diretamente na plataforma.
Acesse o site do mLabs

Postgrain: O Postgrain foi um dos primeiros aplicativos que surgiu com o intuito de programar postagens, na época com o nome de Instamizer. Com o tempo, ele foi implementando novas funções e hoje já permite acompanhar mensagens e gerar relatórios simples. Não é tão completo quanto os outros aplicativos, mas é bem fácil de usar e tem um plano gratuito!
Acesse o site do Postgrain

Todas essas ferramentas permitem que você adicione mais de um perfil!

2. Relatórios: Sprout Social, Reportei

Afinal, do que adianta criar conteúdos impecáveis se você não está medindo os resultados? Algumas redes sociais (como o Facebook) fornecem informações bem completas dentro da própria plataforma, mas outras (como o Instagram) são bem limitadas e não apresentam dados suficientes. Como já comentamos no primeiro tópico, com as ferramentas de gestão, você já consegue emitir relatórios de desempenho. Mas, para quem precisa de algo mais completo e detalhado, existem algumas ferramentas específicas para isso!

Sprout Social: Você consegue obter relatórios de desempenho, de alcance, de interações, de impressões, de seguidores, de engajamento e até de acompanhamento de URLs personalizadas. Como um bônus, ele também programa publicações e oferece ferramenta de ajustes rápidos de imagem.
Acesse o site do Sprout Social

Reportei: Totalmente focada em métricas, essa ferramenta fornece relatórios de Facebook, Instagram, Google Ads, Google Analytics, Linkedin e YouTube. Permite que você crie relatórios customizáveis, inserindo linhas e análises. Também é possível inserir linhas do tempo, criando um relatório em formato de história, com datas e acontecimentos.
Acesse o site do Reportei

3. Alguém falou da sua marca? Social Mention

Não é fácil monitorar manualmente tudo que falam sobre nossa marca, principalmente se a empresa for mais conhecida ou tiver um alto índice de engajamento. Mas por sorte não estamos sozinhos nessa! O aplicativo Social Mention monitora todas as menções sobre a marca na internet, permitindo que você visualize e responda as interações.

4. Descubra sobre o que o mundo está falando com o Google Trends

O Google Trends é o melhor amigo de todos que trabalham com criação de conteúdo. Trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google que permite acompanhar o número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. Mas como isso pode me ajudar? De várias formas! Através da ferramenta você consegue ver quais assuntos estão sendo mais falados no momento, o que permite que você não perca o timing de também falar sobre determinado tema. Ela também permite que você conheça melhor as tendências do seu mercado e fornecer ideias de conteúdos, já que você vai conseguir identificar quais assuntos têm relação com o seu nicho de atuação.

5. Conheça seu público com Facebook insights

Essa ferramenta fica escondida dentro do próprio Facebook, poucos sabem da sua existência, mas ela fornece informações valiosas sobre o seu público. De modo bem resumido, ela mostra como o público está interagindo com a sua página e quais as características dos seus seguidores (idade, localização, gênero, quais outras páginas que curtem, etc.). Esses dados permitem que você crie conteúdos mais assertivos e segmente melhor os seus anúncios.

6. Imagem é tudo, capriche! VSCO e Snapseed

Nem precisamos explicar que as fotos são responsáveis pela maior parte do seu sucesso ou do seu fracasso nas mídias sociais, né? Então a dica é caprichar! Seria impossível listar todos os aplicativos de edição de imagens aqui, então vamos sugerir dois:

Snapseed: Ele oferece recursos super completos para melhorar iluminação, cor e nitidez da sua imagem. Basta explorar o aplicativo e é possível fazer uma edição maravilhosa em poucos minutos.
Disponível para Android e iOS

VSCO: Filtros e mais filtros, um mais bonito que o outro! Ele permite também que você faça alguns ajustes de cores depois que o filtro é aplicado. Mas o melhor vem agora: ele deixa você copiar todos os ajustes de uma foto para outra! Ou seja, ele é perfeito para quem quer deixar o feed com cores harmônicas e equilibradas sem ter muito trabalho. E temos uma dica bônus: pesquisando no Pinterest você encontra uma série de ajustes personalizados.
Disponível para Android e iOS

7. Edite seus vídeos com facilidade no Inshot

O Inshot é um daqueles aplicativos que você se pergunta como viveu tanto tempo sem ele. Oferece recursos bem legais para edição de imagens, mas o melhor dele é as opções de edição de vídeo! Permite cortar, redimensionar (ele já ajusta as dimensões dos vídeos para os tamanhos padrão das principais redes sociais ?), inserir música, filtro de cores, efeitos especiais, aumentar ou diminuir a velocidade… Enfim, tudo o que você precisa com alguns cliques. Para melhorar, a interface é super intuitiva e fácil de usar!
Disponível para Android e iOS

8. Deixe suas imagens mais atrativas: Canva, Mojo, Nichi, Unfold

Nós sabemos que nem todo mundo tem como contratar um designer para criar materiais super elaborados e exclusivos para suas páginas, mas isso não significa que não dá para deixar os conteúdos mais bonitos e harmônicos. Separamos alguns aplicativos que vão lhe ajudar nessa missão!

Canva: Ele é uma biblioteca de layouts prontos, para todos os tipos de formatos e de redes sociais. Lá você encontra modelo de posts, de stories, de capas, entre outros tipos de materiais. Basta substituir as informações e ter um conteúdo com visual mais bonito em poucos minutos. A parte ruim é que muita gente usa o site e, consequentemente, os mesmos layouts. Ou seja, você pode encontrar conteúdos semelhantes ao seu em várias páginas por aí. Mas vale muito a pena para quem não tem conhecimento em design e ainda não pode contratar um profissional.
Acesse o site do Canva

Mojo, Nichi e Unfold: Esses são aplicativos com o mesmo intuito do Canva, mas voltado para story e contando com o recurso de inserir animações em vídeo! O número de layouts disponíveis é menor, mas com certeza ajuda a dar um toque especial nas suas stories.

9. Formate as legendas do instagram – Instaspacer

Esse aplicativo tem uma única função: formatar textos para instagram. Alguma vez você já tentou colocar uma legenda toda arrumadinha no instagram e quando a publicação saiu você notou que as linhas ficaram grudadas uma na outra, seus espaços não foram respeitados e os emojis ficaram desalinhados? Seus problemas vão acabar assim que colocar o Instaspacer na sua vida!

10. Planeje seu feed com o Planoly

Você já ouviu falar que o instagram funciona como um cartão de visita? Por isso, só postar às vezes não basta. É necessário planejar cada detalhe para que o feed fique harmônico, equilibrado e atrativo. Afinal, ele é o primeiro contato que seu cliente tem com a sua marca. O Planoly é um aplicativo que permite que você faça a simulação do feed, inclua novas imagens, mude elas de ordem e defina datas e horários de publicações. Se você não usa nenhuma das plataformas de programação, esse aplicativo também lhe ajuda com lembretes para que você realize as postagens.

11. Gerencie suas páginas através do celular – Facebook Páginas

Você é administrador de páginas no Facebook? Então você precisa ter o Gerenciador de Páginas do Facebook instalado em seu celular. Como você já deve ter percebido, o aplicativo normal do Facebook não fornece certas opções de gerenciamento, mas, com esse aplicativo você vai ter todos os acessos na palma da sua mão para que possa administrar sua página de onde quer que esteja.

12. Músicas com licença liberada – Biblioteca do YouTube, Facebook Library

Às vezes, queremos colocar aquela nossa música preferida no fundo de um vídeo, mas, quando vamos colocar nas redes sociais, acabamos sendo advertidos e bloqueados por uso de conteúdo com direitos autorais. Para evitar passar por esse imprevisto, utilize as bibliotecas disponibilizadas pelo próprio YouTube ou Facebook. São centenas de músicas que têm seus direitos de uso liberados. Pode usar à vontade!

13. Salve conteúdos para ler mais tarde – Pocket

Às vezes, a gente está só passando pela timeline e dá de cara com algum texto ou artigo super interessante, mas não conseguimos parar e ler naquele momento. Com o Pocket você pode salvar esse texto para ler mais tarde. Basta copiar o link, colar no aplicativo e ele vai salvar o conteúdo para você!

14. Encontre as hashtags ideais – Autohash, Focalmark

Encontrar as hashtags adequadas para sua marca nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, alguns aplicativos lhe ajudam com esse trabalho e fornecem opções de forma mais rápida e automatizada. O Autohash funciona através de inteligência artificial, basta enviar uma imagem e ele gera uma lista de hashtags relevantes para aquela imagem. O Focalmark fornece uma lista de hashtags relevantes, levando em consideração as pesquisas humanas e um algoritmo de classificação.

15. Baixe conteúdos do Instagram – Instawload e Repost for Instagram

Quem nunca precisou baixar uma imagem ou vídeo do Instagram e não sabia como? Agora é simples. Com o Instawload, você pode baixar imagens, vídeos e stories com uma facilidade enorme e com uma boa resolução. O Repost for Instagram é ideal para fazer repost, permitindo que você salve imagens e vídeos, copie legendas e insira os créditos do autor original direto na imagem. Para quem tiver mais interesse, nós ensinamos aqui detalhadamente como fazer repost de conteúdos no Instagram.

Chegamos ao fim da nossa lista e esperamos que você tenha aproveitado todas as dicas. Agora é só colocar as mãos na massa e deixar suas redes sociais ainda mais completas para seus seguidores!

Lembre-se de acompanhar as nossas redes sociais e receber todas as nossas dicas em primeira mão.

... Compartilhe a Publicação