Vídeo Marketing

< O que é Vídeo Marketing e como coloca-lo para fazer parte das suas estratégias de performance?

por Marcelo Gomes 17 minutos de leitura

Olá, pessoal, tudo bem? Eu sou Marcelo Tolentino e hoje nós vamos falar sobre o que é vídeo marketing e como colocá-lo para fazer parte das suas estratégias de performance. Vamos lá?

O que é Vídeo Marketing?

Vídeo marketing é a ação de usar vídeos como ferramenta de atração, nutrição, conversão e retenção de clientes. Ou seja, é você usar vídeos pensados, estrategicamente, para fazer os seus clientes caminharem através do seu funil de vendas. 

Segundo o Google, o Brasil é o segundo maior mercado mundial dentro da plataforma do YouTube no que diz respeito a horas assistidas. 

O brasileiro passa quatro horas e meia, segundo essa pesquisa, por dia colado nas telas. Seja jogando videogame, ou assistindo o YouTube, ou vendo vídeos on demand, em plataformas como: Netflix, Globoplay, etc.

Por que usar Vídeo Marketing?

E só para você ter uma ideia da oportunidade, de como essa tendência vem crescendo (o consumo de vídeos), entre os anos de 2015 e 2017, o crescimento da audiência do YouTube no Brasil foi de 54%. 

Foram 35 milhões de novos usuários dentro da plataforma. É quase a população inteira do Canadá. 

E é claro que todo esse movimento veio acompanhado pela penetração da internet banda larga, da popularização dos smartphones (acesso aos smartphones) e da rede 4G que cresceu.

Pesquisa Think With Google

Em 2018, o Google realizou uma pesquisa e uma das perguntas era “Quem mais influencia a sua opinião?” 

E tirando os pais, amigos e familiares, 20% responderam que eram os YouTubers. 

E só para você entender um pouco mais o quão forte é a ligação do público com os YouTubers, a JoutJout (que é uma YouTuber) fez um vídeo falando sobre um livro infantil que ela ganhou. 

O livro chamava A Parte que Falta e, desde que ela fez o vídeo, as vendas desse livro aumentaram em 12.000%

E um outro exemplo bem interessante, também, é do Iberê, do canal Manual do Mundo. Ele fez um vídeo explicando como funcionam as escovas de dentes elétricas. No período que ele fez o vídeo, a busca por termos ligados a escova de dentes elétrica cresceu 161%. Olha só a ligação que as pessoas têm com os YouTubers.

Você não pode Ignorar essa oportunidade!

Bom, eu acho que até aqui ficou bem claro que, se você está ignorando o vídeo marketing, provavelmente, você está limitando a sua carreira profissional enquanto profissional de marketing. Ou, se você é empreendedor, empresário, está perdendo uma oportunidade bem interessante de começar a usar esse tipo de conteúdo para promover o seu negócio.

Qual é o passo a passo para você criar a sua estratégia de Vídeo Marketing?

E a grande pergunta, o que a gente quer falar hoje é: Qual que é o passo a passo para a gente criar uma estratégia de vídeo marketing? Como é que a gente faz? Como é que a gente começa?

1 - Descubra qual é seu principal desafio!

Bom, antes de você sair colocando a mão na massa e já criando o vídeo, produzindo, é importante que você pense nos objetivos do seu negócio como um todo. 

Então, eu aconselho que você responda perguntas, como: 

  • Olhando meu funil de vendas, qual é meu principal desafio hoje? 
  • O que está faltando?
  • Qual é a minha dificuldade?
  • Será que é na fase de assimilação?
  • Meus anúncios não estão chamando a atenção da minha audiência?
  • Ou será que é na fase de atração?
  • Minha comunicação não está chamando atenção dos meus prospects?

2 - Defina seu público e suas personas

Enfim, você tem que priorizar as ações com base nos gargalos do seu funil de venda. 

Feito isso, essa primeira reflexão, agora é focar em entender o seu público: 

  • Quem é minha audiência?
  • Quem são os influenciadores?
  • Quem são os decisores
  • Qual é a idade do meu público?
  • Onde eles estão?
  • O que eles veem?

Uma das coisas que a gente faz aqui, padrão na agência, é usar as personas por nível de consciência dentro do funil de venda.

Depois você pode dar uma pesquisada se você não lembra: Os cinco níveis de consciência do consumidor, de Eugene Schwartz. Dê uma olhada lá, você vai se lembrar disso.

3 - Defina seu Orçamento

E a terceira pergunta que você tem que fazer é: Qual é o meu orçamento? Tanto para criação dos materiais, quanto para distribuição. 

E essa questão da distribuição é um erro que eu vejo muitos profissionais de marketing cometerem. Eles alocam orçamento para produção e se esquecem do orçamento para distribuição que é tão importante quanto.

4 - Qual o resultado esperado e o Retorno do Investimento?

E a quarta pergunta que você tem que responder: Qual é o resultado que eu espero produzindo esse material? Qual é o retorno do investimento? 

Quando você for produzir os seus vídeos, deixe claro o objetivo de cada um dos vídeos que você vai produzir.

Quais o tipos de vídeo para cada fase do seu funil de vendas?

A partir dessas perguntas respondidas, você tem que definir quais os tipos de vídeo marketing que você vai usar para cada fase do seu funil de vendas, ou seja, desde a fase de assimilação até a fase de apologia. 

A partir dessas perguntas respondidas, agora você vai começar a pensar em qual tipo ideal de vídeo por objetivo ou necessidade que você definiu. 

A seguir vou dar alguns exemplos de tipos de vídeos que você pode usar:

Vídeos explicativos

São vídeos que vão ensinar a sua audiência como que ela pode usar o seu produto ou seu serviço. 

E esse é um tipo de conteúdo que nós, profissionais de marketing, muitas vezes negligenciamos, às vezes, porque a nossa empresa vende algum produto ou serviço que já faz parte da rotina das pessoas. 

Você não precisa fazer vídeo, por exemplo, para explicar como é que funciona uma padaria, como é que funciona uma escola, como é que funciona o escritório contábil; ou um supermercado, ou uma clínica veterinária, por exemplo. 

De fato não precisa, todo mundo já sabe como é que funciona. 

Explique o seu negócio

Mas que tal você explicar como é que funciona a sua escola, o seu supermercado, a sua contabilidade? Entende a diferença? Esse é um tipo de vídeo que você já pode fazer para criar, mostrar o diferencial do seu produto ou serviço. E só para ficar um pouquinho mais claro, eu vou colocar um link aqui para você ver o vídeo da Netflix. É um vídeo que ela fez para explicar como é que funciona a plataforma dela. É bem legal. Bom, para gente fechar esse tipo de vídeo, vídeo explicativo, é interessante para ser usado no topo de funil, para consumidores não conscientes da sua marca. E é legal que o conteúdo desses vídeos foque na solução do problema que o seu target está tentando resolver, ok?

Vídeos "How To"

Um outro tipo de vídeo bem interessante para você usar são os vídeos how to, os vídeos como fazer. Esse tipo de vídeo também tem o propósito de ensinar a sua audiência a fazer alguma coisa, ou seja, é um vídeo educativo. E, geralmente, são vídeos que se baseiam em tendências de pesquisa. E não, necessariamente, precisa ter alguma relação direta com o seu produto ou serviço. 

Exemplo 1:

Por exemplo: você tem uma certificadora digital e aí você percebe que o seu público está com uma dúvida de como que ela usa o certificado digital para assinar documentos, por exemplo, que não é usual do certificado digital, às vezes, as pessoas nem sabem dessa possibilidade. Aí, você vai lá e faz um conteúdo ensinando. Quando você faz isso, você está mostrando a marca da sua empresa para sua audiência, às vezes, é o seu próprio cliente, e está criando empatia com o seu público.

Exemplo 2:

Outro exemplo: você vende ou fabrica algum tipo de produto alimentício. Você pode contratar um profissional que vai fazer uma receita usando o seu produto, por exemplo.

Exemplo 3:

Para ficar um pouquinho mais claro, eu vou colocar um outro exemplo aqui, que eu já citei, de um vídeo do Serasa Experian, ensinando como as pessoas podem fazer para assinar documentos usando o certificado digital. O link está aqui para você dar uma olhada e ter como referência. 

Etapa do funil recomendada

Esses vídeos how to, vídeos como fazer, são interessantes para o seu meio e fundo de funil, para consumidores que já são conscientes do seu produto ou para quem já é seu cliente. É um tipo de vídeo também bem interessante para você colocar no seu fluxo de nutrição. Então, o cliente já comprou de você e você vai colocar no fluxo ali para estar na mente, fazer presença na mente do seu cliente ou fazer upsell, né? Você vai colocar algum incremento para fazer um upgrade, para vender alguma coisa adicional para o seu cliente.

Vídeos Promocionais

Um outro vídeo bem interessante para a gente usar são vídeos promocionais. São aqueles vídeos que parecem com um minicomercial que tem o objetivo de levar sua audiência para saber mais sobre o seu produto, serviço, evento, conteúdo. Aquilo que você estiver promovendo. Geralmente, são vídeos usados para aumentar o tráfego do seu site ou da sua landing page e não tem muita informação. 

Desperte a ação da sua audiência

O objetivo primário é despertar a ação da sua audiência para ela querer saber mais sobre o que você está oferecendo, ok? Para ficar um pouquinho mais claro, dê uma olhada no exemplo que eu coloquei aqui, eu coloquei o link aqui embaixo para você. Esse é um vídeo promocional que a gente fez para um dos nossos clientes e acho que vai ficar claro e é uma referência interessante de você ter. 

Etapa do funil recomendada

Esse tipo de vídeo é bem interessante para ser usado, na verdade, ele é recomendado que seja usado no topo de funil, na fase de assimilação, para o público não consciente do problema ou consciente do problema, ok?

Webinars

Um outro tipo de vídeo bem legal de se usar, e é bom porque ele não é caro, ele é barato de ser feito, são os webinars que são eventos online e que podem ser transmitidos ao vivo ou que você pode deixar gravado e disponibilizá-lo sob demanda. Ele, geralmente, tem um propósito educacional e pode ser feito na forma de palestra, entrevista, painel ou sessão de perguntas e respostas no caso de ser ao vivo. 

Etapa do funil recomendada

Esse é um tipo de formato que pode ser usado em todas as fases do seu funil de venda, tudo depende do objetivo, ou seja, do tema do seu webinar. Eu vou deixar também aqui um exemplo do Insper, da instituição de educação Insper, eles estão explorando bem essa questão de webinar e eu vou deixar o link aqui para você dar uma olhada.

Estudos de caso ou vídeos de testemunho

Um outro tipo de vídeo também, na minha visão o mais poderoso deles, são vídeos de testemunho ou estudo de caso. Por que é tão poderoso? Porque ele é um elemento de prova social, é aquele empurrão que falta, às vezes, para as pessoas tomarem a decisão de compra. E esse é o tipo de material que é recomendado para você usar no meio do funil para fase de ação do seu prospect quando ele já tem consciência do seu produto, ok?

Exemplo

Para ficar também claro, eu coloquei um exemplo para você aqui, é uma playlist, na verdade, de uma campanha da marca Reserva. E o que eu achei de genial nesses vídeos? Eles têm menos de um minuto, a maior parte da fala de quem tá dando testemunho ali não é sobre a roupa, mas sim sobre a pessoa, sobre ele mesmo. E nos últimos segundos, é que a pessoa fala do estilo de roupa que usa, o porquê usa, o porquê gosta de usar. E esses atributos que as pessoas vão colocando no estilo de vida e de roupa passa a fazer parte do atributo da marca da Reserva. Então, eu achei muito genial!

Comece com o que você tem

E você pode fazer coisas nesse caminho que fez a Reserva sem, necessariamente, gastar um grande investimento em produção. E esses tipos de vídeo que eu citei só são alguns tipos, têm outros tipos que você pode usar, mas que eu acredito que vão alavancar a performance de marketing e vendas aí na sua empresa.

Produção e Pré-produção de vídeos

Nós também vamos começar a postar conteúdos sobre produção de vídeo. Sobre pré-produção de vídeo e sobre produção de vídeo, ou seja, a hora de colocar a mão na massa. Quem vai ajudar a gente com essa tarefa é o Diogo Kling, da produtora Evoque Audiovisual. Então, eu sugiro que você se inscreva aqui nos nossos canais, no blog ou nas redes sociais e, se você permitir, é claro, nós queremos ajudar você a aumentar e melhorar o seu resultado, usando as melhores táticas e práticas que o vídeo marketing tem para oferecer.

Obrigado e até a próxima!