Vídeo Marketing

< Vídeo Marketing: 7 razões estatisticamente comprovadas para você considerar colocá-lo no topo da sua estratégia

por Marcelo Gomes 12 minutos de leitura

Olá, pessoal! Eu sou o Marcelo Tolentino. Eu estou aqui hoje para falar com vocês sobre Vídeo Marketing: 7 razões estatisticamente comprovadas para você considerar colocá-lo no topo da sua estratégia.

Mas antes vou fazer uma confissão para você: usar vídeo marketing nas campanhas dos nossos clientes não era uma prioridade aqui na agência até o início de 2018 mais ou menos. Geralmente, porque os clientes achavam caro, e nós não tínhamos argumentos factíveis que pudessem mostrar o contrário, mostrar o benefício de usar vídeo nas campanhas. Então, eu me deparei com um artigo, se não me engano foi no blog da Hubspot, que falava sobre o desempenho de anúncios em vídeos. E aí, eu comecei a testar, fazendo teste A/B, mostrando o anúncio em vídeo e em imagem para o mesmo público. E o desempenho dos anúncios em vídeo foi realmente surpreendente. Esse é um dos tópicos que a gente vai falar e eu vou mostrar dois exemplos a vocês daqui a pouquinho. Vamos lá?

Razão número 1:

Em 2014, o tráfego de vídeo representava 64% dos dados da internet. Em 2019, esse número saltou para 80% e, até 2022, 83% do tráfego da internet vai ser em vídeo. Olha o quanto isso é expressivo!

Razão número 2:

Anúncios em vídeo, com relevância pelo usuário, ganham três vezes mais atenção que a média. E qual é a implicação direta em ter anúncios mais relevantes? Você vai pagar menos para exibir seus anúncios no Facebook ou no Google, porque, em ambas as plataformas, os algoritmos analisam a relevância do seu anúncio. Quanto mais relevante, muito provavelmente menor o seu valor do seu CPC (custo por clique) e maior o seu ROI (retorno sobre o investimento), porque, com o mesmo orçamento, você vai conseguir mostrar o seu anúncio para mais pessoas. Mas você pode estar se perguntando: o que é que são anúncios de relevância para o usuário? Segundo o Google, são vídeos que não se parecem com campanhas tradicionais. Que acionam gatilhos emocionais e que isso possibilita que as pessoas tenham uma conversa com a sua marca e a sua empresa. Mas, para ficar um pouco mais claro, eu vou mostrar dois exemplos agora para você, de dois dos nossos clientes: a UPAPET, que é um hospital veterinário, e o ZIP, que é um supermercado online.

Exemplo de Anúncios

Esse primeiro anúncio que você vai ver agora, é um anúncio de assimilação da marca, ou seja, nós usamos no topo do funil para o ZIP, o supermercado online. O título do anúncio é “Você ainda fica na fila do supermercado?” E esse criativo gerou um engajamento muito acima da média e um custo excepcional. É um anúncio de 15 segundos que mostrava um garoto encostado no carrinho de supermercado e entediadíssimo com a situação. O tema da música também foi bem legal e isso gerou uma identificação muito forte com o público. O resultado foi realmente bem expressivo.

O tema do segundo vídeo marketing, que foi do Hospital Veterinário, era “qualidade é oferecer alegria”. Ele mostra um médico veterinário, trazendo um filhotinho de cachorro no corredor e a mãe e um garotinho, uma criança, esperando na recepção. E toda aquela atmosfera de alegria do veterinário entregando o filhote ali para a mãe e para o garoto. E esse anúncio também gerou engajamento muito grande. Se eu não me engano, nós tivemos 2.500 comentários e 2.900 compartilhamentos desse anúncio no Facebook. É um resultado realmente excepcional. E fica aí uma referência para você também começar a usar anúncios de vídeo para as suas campanhas.

Razão número 3:

Adicionar vídeos no seu site pode aumentar em até 53 vezes a chance de você começar a ranquear organicamente na primeira página do Google, ou seja, sem pagar para seu site aparecer. Ter vídeos na home do site aumenta a chance do seu público, da sua audiência começar a clicar, então ele acessa o seu site e vê o vídeo e tem a ação de clique. Isso diminui drasticamente a sua taxa de bounce rate, ou seja, dos usuários entrarem no site sem ter nenhuma ação. E a redução desse tipo de bounce rate e o tempo de duração no site aumentam a qualidade do seu site para os algoritmos. Daí, esse número tão expressivo de 53 vezes as chances de você começar a ranquear, porque o Google vai entender que o site tem um conteúdo interessante para quem está buscando.

E eu não sei se vocês sabem, mas o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Então, tirando aquela página padrão do Google, o segundo maior buscador é a página do YouTube. Uma  oportunidade muito interessante é você começar a subir os seus vídeos por YouTube e embedar seus vídeos no seu site. Então, você vai começar a ficar relevante tanto no buscador do Google quanto no buscador do YouTube. Essa é uma razão e uma dica muito interessante para você.

Razão número 4:

A razão número 4 também vai falar da importância de você colocar vídeos em seu site. 88% dos usuários dizem ter preferência em sites que tenham vídeo. Mais uma vez o fato de falar por si só. E prova o quanto é importante e interessante você começar a colocar vídeos no seu site. Mas, como eu disse anteriormente, uma dica importante é que esses vídeos tenham engajamento com a sua audiência, esse é um conselho que não é meu, é do Google! Realmente, é da equipe do Google e realmente dá resultado. Então, é mais uma razão para você colocar vídeos no seu site.

Razão número 5:

79% dos consumidores preferem assistir a vídeos a ter que ler sobre um produto. Essa é uma informação bem importante para quem trabalha com e-commerce, por exemplo. Principalmente, e-commerce de nicho e de produtos que exigem um pouco mais de explicação para o usuário final, para o consumidor final. Um benchmarking bem interessante e de que eu gosto é o ‘Coisa de Nerd’ do Leon, do canal do Leon no YouTube.

Ele faz review de produtos de tecnologia de um jeito bem legal: testando produtos, tentando quebrar,  jogando na água, ou seja, ele pega aquilo que o fabricante está dizendo que o produto aguenta e faz um teste real, bateria e etc. Então, é um canal bem legal, uma referência bem interessante para você ver. E, para quem vende produto e serviço também ao mesmo tempo, uma referência interessante e legal, até a Daiana (uma das nossas analistas aqui) me mandou, é dessa empresa que eu vou deixar o link aqui. É uma empresa de decoração em São Paulo, que tem uma área de móveis planejados e decoração. E eles pegam, fazem vídeos simples até, mostrando as lojas, os produtos que eles têm nas lojas, ensinando, por exemplo, como é que você faz combinação de cores ou como é que você consegue aproveitar o espaço usando móveis planejados. E até respondendo perguntas dos consumidores usando o vídeo marketing.

Então, são duas referências bem interessantes e que você pode começar a olhar para fazer para o seu negócio também.

Razão número 6:

Os espectadores retém 95% de uma mensagem quando assistem a um vídeo em comparação a 10% ao ler um texto. Esse é um dado um pouco triste, mas mostra um pouco como o excesso de informação está prejudicando a nossa capacidade de assimilação. As pessoas querem consumir conteúdos que sejam rápidos, de importância para ela, e o vídeo marketing é uma ferramenta que possibilita você passar muita informação em pouco tempo. Então, mais uma informação, mais uma razão importante com relação à preferência de consumo que você tem que ficar atento.

Razão número 7:

Incorporar vídeos em suas landings pages podem incrementar sua taxa de conversão em até 80%. Quando a gente compara landing page com um web site, principalmente, em ações de conversão para geração de leads, por exemplo, as landings pages costumam ter um desempenho muito melhor. Quando a gente coloca vídeo marketing nessas landings pages, você pode até dobrar o resultado. Você pode ter um incremento, segundo a estatística do unbounce, de até 80%.

Então é isso. Espero que todo esse conteúdo, que todas as informações e essas estatísticas possam ter ajudado. Você pode começar fazendo seus vídeos como estou fazendo agora, um pouco mais simples. Para vídeos para campanhas, por exemplo, você pode usar ferramentas como o Promo, o Render Forest ou o Animoto. Ou você pode até contratar um freelance no Workana, por exemplo, é uma opção que a gente usa. Para vídeos um pouco mais sofisticados, para deixar o material um pouco mais com a cara da sua empresa, você pode contratar uma produtora audiovisual.

Aqui na agência, a gente usa todas as opções e a mais adequada (dependendo do contexto, do orçamento), e uma produtora parceira nossa, a Evoque Audiovisual, que está ajudando a fazer edições de vídeos que eu estou fazendo agora. E hoje, ao contrário do início de 2018, o nosso lema é “vídeo first” e “mobile first”. E é isso. Eu espero que esse material tenha ajudado você. E você pode usar ele para conscientizar o seu time com essa informação, o seu sócio ou o seu chefe (a depender do seu contexto).

Se você ficou com alguma dúvida, se você gostou, se você acha importante incrementar com alguma informação, você pode deixar um comentário aqui. E eu me comprometo em responder a todos. Até mais.

... Compartilhe a Publicação